A reabertura dos Templos e Celebrações Católicas Presenciais e as lições de fé

Tempos e Celebrações Presenciais retomam na Arquidiocese de Fortaleza, uma privação que nos deixou muitas lições na vivência da fé e do amor

As celebrações presenciais na Arquidiocese de Fortaleza retornam neste dia, 5 de setembro de 2020. Por quase 6 (seis) meses os fiéis católicos (Fortaleza) estiveram longe das celebrações presenciais, apenas com as transmissões via internet por diversos canais disponíveis pelas paróquias. Para quem soube viver, apesar da privação, foi um tempo de muitas descobertas e experiências no tocante ao sentido da fé e da caridade.

Longe das celebrações presenciais não significou “estar longe de Deus”, sentir-se abandonado, como vimos na manifestação de muitas pessoas. É fato que Padres e o Bispo Local foram criticados e até acusados de omissão por parte de “Grupos Católicos Fundamentalistas”.  A fé tem sua dimensão de privação, de impossibilidades e, como a história da Igreja nos mostra claramente. Tão importante quanto a vida sacramental é o altruísmo e a comunhão com Deus vivida em qualquer lugar e circunstância da nossa vida.   Fico com as palavras de São Paulo, quando diz: “Deixai-vos guiar pelos mesmos propósitos e pelo mesmo amor, em harmonia buscando a unidade.” (cf. Fl 2,2-5).

Tão importante quanto a vida sacramental é o altruísmo e a comunhão com Deus vivida em qualquer lugar e circunstância da nossa vida.

As Missas presenciais estão de volta, depois de um tempo ausentes e justamente, e fica assim a grande lição de que a fé deve ser vivida de forma criativa em todos os lugares e situações da nossa vida. A comunhão com Deus vai além do físico e da estrutura eclesial, que é importante e necessária, mas não são o objeto final da fé cristã. A caridade ao próximo nunca deve ficar privada em nossa vida!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: