Amizade: a vida pede companhias que edificam a nossa vida

No dia Internacional da amizade, 20 de julho, vale refletir sobre o conceito em nosso dias e a sua importância. Jesus deu a vida por seus amigos e nos ensina a viver a amizade.

No dia 20 de julho o Brasil celebra o “Dia Internacional da Amizade”. Foram os Gregos que definiram os três tipos de amor: Ágape, Eros e Filia (amor de amizade). Os filósofos escreveram bonitos textos sobre o amor benevolente entre duas pessoas. Aristóteles dizia que “devemos querer bem ao amigo por ele mesmo”, pois isso faz parte, primeiramente, do amor que temos a nós mesmos. É fato que o conceito de amizade se confunde com contextos atuais, quando as redes sociais parecem ter banalizado a definição de se ter um amigo. Os tais “amigos seguidores”, infelizmente, gerou a campanha de likes, interesses de visibilidade e econômico, e sempre beirando a cultura do descartável.

Não sigamos sozinhos e não cuidemos apenas de nossas coisas. A vida pede “companhias que edificam” a nossa vida. “Chamo-vos amigos” (Jo 15,15), disse Jesus aos seus discípulos.

Mas, a amizade continua com sua vocação, seu mistério e sua missão na vida humana. Já não somos suficientemente felizes sem amizades verdadeiras. As páginas bíblicas e o caminho da fé cristã narram as mais diversas histórias de relações de amizades fecundas, bonitas e construtivas quando refletimos sobre elas no hoje. A amizade tem duas características pilares: a gratuidade e a reciprocidade. Alguém se torna objeto de nossa preferência e não sabemos explicar o amor que nasce em nós por um amigo, não obstante nossas diferenças. Não sigamos sozinhos e não cuidemos apenas de nossas coisas. A vida pede “companhias que edificam” a nossa vida. “Chamo-vos amigos” (Jo 15,15), disse Jesus aos seus discípulos. E essa amizade  foi provada com a doação da própria vida. Jesus nos ensina a viver a amizade verdadeira. Conquistar e cultivar, sempre! Feliz Dia do Amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: