A chama da fé acesa e coesa

A luz da fé, encíclica do Papa Francisco é de grande valor e nos ajuda a pensar e viver a fé cristã nos dias de hoje.

Gosto muito da Primeira Encíclica do Papa Francisco, “Lumen Fidei”(2013), a primeira do seu Pontificado, exatamente porque traz uma reflexão muito pertinente sobre a fé, seu caminho, sua utilidade para o passado e, surpreendentemente, sua importância para os tempos modernos, eu diria, tempos de inteligências e velocidade científicas assustadoras e impactantes. Ao contrário do que muitos pensam, “a fé tem a capacidade de iluminar  toda a existência humana”. Diz a Encíclica: “Quando falta a luz, tudo se torna confuso: é impossível distinguir o bem do mal, diferenciar a estrada que conduz à meta daquela que nos faz girar repetidamente em círculo, sem direção” (nº 3).

Felizes daqueles que, não obstante suas fragilidades, conseguem ir além do sentimentalismo e enxergam o outro lado da fé: a luz interior, a comunhão, a humanidade e a caridade.

Muitos de nós já tivemos dias difíceis, tempos nebulosos, crises existenciais, “noites escuras”, como chamaram os Santos místicos. Coisas diversas de nossas fases até aqui provocaram as escuridões, mas, o mais importante, a chama da fé não apagou. Falo da fé cristã, da fé que nasce da relação entre Deus e o Homem, mediada pelo Filho Jesus. Foi Ele quem fez arder o nosso coração, como aconteceu com os discípulos de Emaús, e a pessoa que sempre fica a sós conosco quando todos se retiram, como aconteceu com Maria Madalena. Felizes daqueles que, não obstante suas fragilidades, conseguem ir além do sentimentalismo e enxergam o outro lado da fé: a luz interior, a comunhão, a humanidade e a caridade.  Que a chama da fé em nós permaneça sempre acesa e coesa!  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: