O aprendizado que vem da quarentena e do mundo virtual

A quarentena e o mundo virtual têm nos proporcionados lições acerca do valor do próximo.

Uma jovem sozinha olha o seu celular
O artigo do Pe. Federico Lombardi, ex-porta-voz do Vaticano, ajudou-me a pensar em muitas coisas, sentir e constatar outras. Todos cremos que após esse período de quarentena o mundo e as pessoas estarão melhor, e que essa mudança deve começar por nós. É verdade que fomos engolidos pela onda avassaladora da tecnologia e das mídias digitais com suas formas diversas de comunicação virtual e com isso também houve decréscimo, perdas, certa quarentena antecipada de nossa maneira própria de viver e sentir o outro. Não se nega o quanto nos escondemos no nosso smartfhone, fones de ouvido, bate papos virtuais e nas curiosidades digitais. Nem percebíamos, tantas vezes, as pessoas próximas a nós, seus olhares e sorrisos. O amigo virtual, as curtidas, os seguidores passaram a ter mais relevância na vida.
“Muitos de nós nestes meses provaram com surpresa positiva as possibilidades oferecidas pela comunicação digital e esperamos que sejam uma riqueza também para o futuro, mas com a prolongação dos isolamentos entendemos que não bastam”, diz Pe. Lombardi. Não há como desfrutar da riqueza da vida do outro apenas com isolamento e o mundo virtual. Todos temos desejo e esperança de que isso passe logo e aquele calor humano, o olhar, o sorriso, o carinho do abraço e do beijo, tão próprios da condição humana, estejam de volta. Eu desejo que muitos valores sejam resgatados com essa privação hoje de não poder cumprimentar e sentir o outro no aconchego de nossos braços.
Daqui pra frente que a gente possa se “livrar de outros vírus do corpo e da alma que
nos impedem ver e encontrar o tesouro que está na alma do outro”. Mesmo em quarentena o novo tempo já chegou porque já temos muitos aprendizados, perceba isso dentro de você!
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: