Castas de "santos e puros" exigem da Igreja a celebração dos sacramentos

Grupos na Igreja reivindicam a abertura dos templos religiosos católicos, consideram-se merecedores, mas autoridades eclesiais reagem com bom senso e prudência.

Padre em banco da Igreja confessa fiel em tempos de coronavirus

Desde quando começou a quarentena, que visa combater o contágio do Coronavírus, e as Igrejas do mundo inteiro foram fechadas fiquei a observar o comportamento e a reação de algumas pessoas quanto à impossibilidade de viverem os sacramentos, sobretudo a comunhão eucarística. Passei a ver as notícias, os pronunciamentos de alguns grupos de fieis, a postura de alguns fundamentalistas e de algumas “castas privilegiadas” no ceio da Igreja. Vi que o pensamento não era diferente do que encontramos na política. “Deixa os velhos e doentes em casa e abram a Igreja para nós! Precisamos da eucaristia, por favor!”

Fiquei desconcertado exatamente pela ignorância em muitos com a falta do bom senso diante do que nos acontece na saúde e com a pobreza espiritual em entender o que é o “Corpo Místico de Cristo”, a Igreja, e o que é na vida a comunhão eucarística, privados ou não. De fato, uma grande parte parece esvaziar o sentido da comunhão eclesial e sacramental, vivendo como castas que se acham santas, limpas, puras, merecidas, algo como existia no tempo de Jesus. Forte a definição de Dom José Carlos de Souza, bispo de Divinópolis (MG), quando chama de “eugenia espiritual”.

O seu artigo se encaixou exatamente com aquilo que penso. Convido você a lê-lo! Leiam também a notícia do dia de grupos que reivindica a Santa Missa, depois de apontarem o relaxamento do comércio, sem a orientação das autoridades competentes!


ARTIGO DE DOM JOSÉ CARLOS DE SOUZA CAMPOS

CONSIDERAÇÕES DA CNBB SOBRE O ARTIGO
GRUPOS CATÓLICOS PEDEM VOLTA DAS MISSAS


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: