A tentação do dinheiro, da vaidade e da difamação aos outros

Papa Francisco cita as tentações comuns à vida pessoal e às comunidades e diz que somente o Espírito Santo pode vencer isso em nós!


Homem de cabeça baixa com mãos no rosto a meditar

O Papa Francisco celebrou a Missa na manhã desta terça-feira (21/04) na Casa Santa Marta, no Vaticano, e rezou para que, neste tempo caracterizado pela pandemia e por um novo silêncio, sejamos capazes de nos fazer crescer na capacidade de ouvir os outros. 

Francisco meditou o texto de Atos dos Apóstolos (At 4,32-37)– Primeira Leitura da Liturgia, o qual fala que “a multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus”. O pontífice destacou três caudas de divisão em nossos dias, sobretudo na comunidade:

  • O dinheiro (a exclusão dos pobres, o poder político e os desvios doutrinais);
  •  Vaidade: a vontade de sentir-se melhor que os outros;
  •  A necessidade de difamar os outros.

Para Francisco “o Espírito vem sempre com a sua força par salvar-nos deste mundanismo do dinheiro, da vaidade e do falar mal dos outros (mexerico), porque o Espírito não é o mundo: é contra o mundo. É capaz de fazer esses milagres, essas grandes coisas. O Espírito Santo é capaz de fazer maravilhas se somos dóceis e deixamos que Ele vença em nós e nas nossas comunidades essas tentações”.


No tempo atual há muito silêncio. Também o silêncio pode ser ouvido. Que este silêncio, que de certo modo é novo em nossos hábitos, nos ensine a ouvir, nos faça crescer na capacidade de ouvi, concluiu o Pontífice.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: