Covid-19: a economia e a vida humana

Começo afirmando que não sei escrever sobre política, apenas ensaio algo que seja útil, sensato, conveniente, mas com a certeza de que é apenas uma opinião. Pois bem, embora já seja passado, ressalto que é bem verdade que Luis Henrique Mandetta (Democratas), Ministro da Saúde demitido em 16 de abril pelo presidente Bolsonaro, ao meu ver, fazia um bom trabalho no comando das ações de prevenção à epidemia do Covid 19 no país. Segundo os especialistas ele agia e se guiava através da ciência e da realidade da Nação Brasileira. A mídia mostrou neste dia que + de 60% da população acredita que sua demissão foi uma decisão errônea! Veremos!

Sua atuação teve conflitos com o presidente pelas divergências de ideias e pela notoriedade. Prefiro dizer que a segunda questão foi mais decisiva diante de um chefe do executivo extremamente desconfiado de qualquer possível ameaça. Sua “vaidade” prefere falar de “divórcio consensual”, amenizando o ato de banir quem pensa diferente, mesmo que seja um bom profissional e tenha a estima técnica científica da grande maioria. Isso é tão comum em nossos dias profissionais, muito mais na vida política. O discurso da valoração da economia em detrimento da vida humana se sobrepõe. “Não adianta tratar uma doença e ignorar a outra” – é a justificativa -, uma hora ele vai morrer, diz o presidente.

Mandetta é político, tem partido e aliados contra e a favor do presidente. Não se pode negar as possíveis intenções políticas, porque todos temos vaidades, sobretudo quando “vemos nossa rosa exalar”. E poderíamos falar de isolamento social, remédios, diretrizes não observadas, economia, enfim, mas é fato evidente que o fascínio pelo poder faz-nos escolher os robôs e ignorar os “possíveis inimigos”. Conviver e conquistar a favor o diferente parece tarefa difícil. Mas, talvez seja isso, também penso que o inimigo é a pandemia, ela deve ser derrotada! Desejo boa sorte ao novo ministro e termino minhas linhas  pensando no que li  sobre os Sermões do Pe. Antonio Vieira, o filósofo John Lock e mesmo as Escrituras: José e o Faraó!  Deus abençoe o nosso povo e ilumine o Ministro da Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: