O Papa preocupado…

Tenho lido e observado alguns pronunciamentos do Papa Francisco, especialmente no mês de março, quando tenho visto ali a sua preocupação dupla: o rastro de dor e perdas provocadas pela epidemia que assola o mundo, causando apreensão e angústia, prejuízos humanos e econômicos, como também tenho visto, incisivamente, a sua preocupação com os pobres, os refugiados, os abandonados, os perseguidos e descartados pela sociedade. Por isso ele disse: “A Igreja deve estar do lado daqueles que sofrem”.

Contemplo essa preocupação do Papa, sobretudo, em dois momentos: A homilia na Casa Santa Marta (11 de março), quando lembrou os presos e dos refugiados, e as palavras de esperança aos que estão se dedicando à luta para cuidar dos que mais precisam agora, Oração especial na Praça de São Pedro vazia (27 de março). Veja a profundidade do texto a seguir:

“O tempo de decidir o que conta e o que passa, de separar o que é necessário daquilo que não o é. É o tempo de reajustar a rota da vida rumo a Ti, Senhor, e aos outros. E podemos ver tantos companheiros de viagem exemplares, que, no medo, reagiram oferecendo a própria vida. É a força operante do Espírito derramada e plasmada em entregas corajosas e generosas. É a vida do Espírito, capaz de resgatar, valorizar e mostrar como as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns (habitualmente esquecidas), que não aparecem nas manchetes dos jornais e revistas, nem nas grandes passarelas do último espetáculo, mas que hoje estão, sem dúvida, a escrever os acontecimentos decisivos da nossa história: médicos, enfermeiros e enfermeiras, trabalhadores dos supermercados, pessoal da limpeza, curadores, transportadores, forças policiais, voluntários, sacerdotes, religiosas e muitos – mas muitos – outros que compreenderam que ninguém se salva sozinho”.


O mundo não pode agora esquecer os “outros doentes” de cada dia, uma lição para os nossos dias, nossas ações e escolhas. Como cristão devemos, sempre,e star do lado daqueles que  sofrem, seja onde for!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: