No dia 20 de julho fazemos (o Brasil) a celebração feliz do Dia do Amigo. Dia especial de recordar, fazer uma prece pelo amigo e agradecer a Deus pelas oportunidades, pelas convivências, pelos encontros e pelas descobertas, não obstante as vicissitudes da vida.
A amizade traz um mundo de coisas boas ao coração dos amigos. Ela nasce de ocasiões inesperadas e pode até ser marcada pela distância e pelos desencontros na cotidianidade, mas, quando verdadeira e cultivada pela sempre alegria da acolhida e do carinho, a amizade se torna fecunda e gera frutos que permanecem. A amizade para muitos amigos tem uma história, na qual um dia viveram juntos, provaram da conquista e do amor recíproco e foram selados por um vínculo que permanece, não obstante o tempo e a distância. O amor venceu! Portanto, que a ingratidão nunca desfaça essa comunhão.
O filósofo Aristóteles dizia que o “amor parece ser a virtude dos amigos”. Creio que ele tinha razão. Mas também chegou a dizer que “não se deve escolher um amigo como quem escolhe o que vestir”. A amizade é uma conquista que exige reciprocidade, liberdade e confiança! Bem, a amizade é mesmo um dom de Deus, uma árvore que proporciona sombra e descanso nos dias, seja qual for o tempo da vida. Ela é uma festa que torna a vida mais feliz. “Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”, diz a Literatura Bíblica Sapiencial.
Feliz Dia do Amigo! Minhas preces!
Por: Antonio Marcos