Vai e faze a mesma coisa

Na Liturgia da Missa do 15º Domingo do Tempo Comum (17/07) um Mestre da Lei pergunta a Jesus quem é o seu próximo, depois de citar o que diz a Lei acerca da salvação: “E quem é o meu próximo?”. Na verdade ele queria testar Jesus e foi surpreendido por uma história marcante e desconcertante, mas profundamente esclarecedora acerca do amor ao próximo (cf. Lc 10,25-37).
Três pessoas completamente diferentes, um Sacerdote, um Levita e e um Samaritano, porém, uma atitude fez toda a diferença: sair de si e fazer o bem a quem precisava, independente de quem fosse aquela pessoa.  Foi o que fez o Samaritano com aquele homem espancado. O bem veio justamente de quem era considerado impuro e pecador pelo Judeu, sobretudo pelos Mestres da Lei. Os outros, homens bons e de crença aceitável, foram indiferentes! Parece que isso diz muito para nós, sobretudo em nossos dias. O Mestre da Lei respondeu a Jesus: “o próximo foi aquele que usou de misericórdia para com ele”. “Vai e faze a mesma coisa”.
Incrível essa história! A dissociação que costumamos fazer entre a fé a vida nos desumaniza e nos brutaliza diante das necessidades dos outros. O simples e o óbvio da fé cristã ficam inoperantes na vida. Disse o Papa Francisco: “Não somos uma Igreja do dizer, mas do fazer!”. É isso, não adianta nos enchermos de piedade, cumprirmos nossas obrigações religiosas, dizermos que amamos a Deus, que somos pessoas de fé, mas, na concretude da vida agimos como se não fôssemos e, o pior, nem damos conta de que isso está errado. Deus nos dê a graça de sabermos nos fazer próximos de quem precisa, seja quem for. Isso não é apenas boa vontade, é a vida de quem crê e é graça de Deus.
Antonio Marcos
(Foto / arquivo pessoal: Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Parangaba, Fortaleza-Ce.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: