Mariana e Brumadinho: lama e lágrimas

 A foto da cadela nos ombros do bombeiro, emocionante e chocante, não diz respeito a Brumadinho – MG, por ocasião do rompimento da barragem da Vale (rejeitos de minério), no córrego do feijão, à tarde da sexta-feira, 25/1, ocasionando centenas de desaparecidos e mortes que já foram confirmadas. Porém, a foto diz respeito ao que aconteceu em Mariana (MG), há três anos (2015). Naquela ocasião foram confirmadas 19 mortes e grandes prejuízos, tendo repercussão nacional e internacional. Protestos no país foram feitos pedindo providências aos governantes.

Pois bem, a cadela se chamava Nina (11 anos) e foi resgatada por um bombeiro naquele lamaçal. Transportada nos ombros foi levada ao canino de Mariana, quando teve a oportunidade de encontrar o seu dono, o açougueiro Aguinaldo Pereira Gonçalves (que perdeu a propriedade e outros animais). Nina, diante do encontro, demonstrou uma mistura de sentimentos que podiam apenas ser decifrados pelo sorriso de Aguinaldo. A foto que voltou ao cenário nacional para novamente ilustrar a tragédia repetida em Brumadinho foi divulgada naquela ocasião pela agência de notícias Agence France-Presse (AFP).
 Uma nova tragédia – ou melhor, crime – aconteceu e grandes são as consequências. A Vale, que teve grandes lucros em sua ações em 2018, pouco fez pelo povo em Mariana. Irresponsabilidade, sobretudo, política que abranda tais crimes ambientais e humanos. Brumadinho chora mergulhada na lama, provocada pela irresponsabilidade da Vale. Os bombeiros estimam mais de 300 desaparecidos, sem contar os animais e todas as propriedades destruídas. Um crime sem tamanho!

 O Brasil cobra do Governo ações eficazes para acabar com a farra da destruição humana e ambiental por parte da Vale. Famílias, sonhos e projetos destruídos, o que nos entristece! Pedimos a Deus o consolo para os familiares da vítimas e a esperança para seguir adiante. Que essa tragédia não caia no esquecimento outra vez!

Por Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: