O ódio digital nos desfigura

Em tempos de intensa polarização política, de extremismos e de muita violência digital, em detrimento do valor da pessoa e do seu direito de escolha, eu andei pensando na “Teoria Multifocal” do médico psicanalista Augusto Cury, quando faz uso dos termos “proteção das emoções” e “gatilho da memória”. 
É, na verdade, um conteúdo riquíssimo para a nossa vida: o ressignificado do ontem, nossas ações no hoje, sobretudo a maneira como processamos essas ações, as palavras, as assimilações do “sujeito em potencial” que faz abrir em nós as janelas killers – zonas de conflito, ou seja, gente que gosta de jogar sobre nós suas ditaduras na forma de pensar, suas acusações e seus ódios disfarçados em raiva, frustrações, e desequilíbrios emocionais. Lembrei-me, inclusive, do que disse o Cardeal Ratzinger (Sal da Terra): “Hoje não temos mais os ateus inteligentes, que dão as razões pelas quais não creem, mas os ateus da revolta!”. 
Ninguém está livre da ideologia, e parece que o discurso saiu da razão para a “ideologia da revolta”. Justifique com serenidade suas razões, pois elas serão lidas e refletidas, mas não caia no equívoco de ignorar e desconsiderar as razões do outro. O ódio digital parece nos desfigurar e o que pouco fazemos é sermos pessoas politizadas e sensatas! O objetivo não deveria ser o “proselitismo político”, mas a maneira inteligente e serena de apresentar as razões. Discordar é um direito absoluto de cada um, mas a revolta nunca levará a boas ações! 
Conquiste, não agrida! Saiba aproveitar a oportunidade de fazer o outro pensar e refletir em suas razões, mas entenda que convencer o outro não é o mais importante!

Por: Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: