O amigo é um tesouro

Na data de 20 de julho celebramos o dia do amigo. Um dia especial para recordar as pessoas próximas ou distantes e que imprimiram uma marca de suas vidas em nós. A convivência deixou um acréscimo positivo por tantas virtudes e valores. Dia, portanto, de fazer uma prece e deixar a gratidão fluir, porque “tudo passa, mas o que plantamos de bom no coração das pessoas permanece”, disse Bento XVI, papa emérito.

É verdade que a amizade verdadeira traz muita vida ao coração. Ela nasce de ocasiões diversas e até inesperadas. Não escolhemos os amigos e nem sempre temos as mesmas virtudes, mas a identificação com o outro é sempre perceptível em nós. A convivência cuida de criar e gerar a necessidade do laço do cultivo. Claro, há situações que provam as pessoas e nelas descobrimos verdadeiros “anjos” entre nós. Falo da gratuidade da vida, do serviço, do tempo e dedicação. Falo, de forma especial, do olho no olho, da importância dada à vida do outro, ao seu mundo, às confidências, segredos e respeito, mesmo que a distância esteja entre nós.

O filósofo Aristóteles (384 – 322 a.C.) dizia que “o amor parece ser a virtude dos amigos”. Creio que ele tinha razão. Mas também chegou a dizer que “não se deve escolher um amigo como quem escolhe o que vestir”. A amizade é uma conquista que exige reciprocidade, confiança e superação das provas. A amizade é mesmo um dom de Deus, uma árvore que proporciona sombra e descanso nos dias mais difíceis e uma festa que torna a vida mais feliz. “Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”, diz a Literatura Bíblica Sapiencial.

Feliz Dia do Amigo aos meus amigos e amigas.

Por: Antonio Marcos 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: