O bom livro é sinônimo da boa música

É verdade que temos nossas preferências por leituras, ao menos para quem gosta, visto que os nossos dias midiáticos já não nos permitem o tempo que tínhamos para ler, escrever, pensar, refazer os dias a partir dos que refletíamos. De qualquer forma o livro continua a ter o seu enorme prazer, seu sentido fundamental e suas provocações existenciais. Há gosto para tudo, assim como há leituras diversas. No entanto, o hábito da leitura vem do aprendizado, da cultura e da consciência de que nela encontramos algo novo, desconhecido e transformador.

Às vezes lamento ler hoje menos do que ontem, não apenas pelas influências das mídias digitais, que consomem uma parte preciosa do nosso tempo, mas também por nossas muitas atividades. Minhas preferências são: Filosofia, Teologia, Poesia, Espiritualidades, História e clássicos da literatura. Não tenho comigo tudo o que li na vida até aqui (isso seria impossível), mas posso dizer que passei a viver em grande parte com o aprendizado extraído de suas páginas. São coisas que ninguém tira de nós, nem o tempo, nem as circunstâncias. Talvez apenas uma doença mental (rs)!

Quase sempre me vejo debruçado em algumas páginas minhas e, confesso, são cada dia mais atuais no que querem transmitir. Algumas são bem desconcertantes. Viver o que aprendemos é sempre o maior desafio, mas é fato que a vida sofre influências quando somos impactados por alguma leitura que julgamos importante na vida. Costumo dizer que “o bom livro é sinônimo da boa música”: é difícil não ter uma reação diante deles!

Na pequena obra de um dos grandes estudiosos da linguagem, Arthur Schopenhauer, filósofo alemão (1788-1860), existe um capítulo chamado “Sobre leitura e os livros”, no qual ele diz: “O alimento tem a sua utilidade quando é digerido. Assim a leitura: se nos apropriamos dela, se paramos para pensar, o que foi lido cria raízes”. É verdade que há livros e leituras inúteis, que não valem a pena, mas há um conteúdo capaz de gerar uma grande transformação na vida pessoal e em todos os âmbitos. #boaleitura

Por Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: