Os momentos grávidos da nossa vida

Podemos ver com os momentos desafiantes da vida a lama ou as estrelas, vai depender de com os vivemos. A situação pode esconder uma direção de vida!

É Mário Sérgio Cortella, filósofo e escritor brasileiro, que cita a frase a seguir, na sua obra “Pensar nos faz bem!”, dita por Santo Agostinho (Teólogo, Séc. V): “Quando dois presos olham pelas grades do lado de fora, um deles olha a lama no chão e o outro olha as estrelas”. E diz o escritor: “Não é brincar de otimismo, mas a capacidade de buscar dar à luz uma nova situação. Há momentos graves e momentos grávidos”.

Sim, há situações que escondem exatamente um objetivo, uma missão, um propósito, um porquê. A história da fé, antes e pós-ressurreição de Jesus, está repleta de exemplos. Por mais que pareçam acidentados os fatos, incompreensíveis as situações, existe aí uma lógica, uma razão, uma forma de descobrir e constatar o caminho a seguir.  Trata-se de uma preciosa oportunidade pra gente mudar e viver melhor. Não significa que isso seja fácil de viver, de entender e compreender, mas, uma vez estando disposto a enfrentá-la com serenidade, paciência e fé, seremos impactados pelo sentido escondido na situação.

Por mais que pareçam acidentados os fatos, incompreensíveis as situações, existe aí uma lógica, uma razão, uma forma de descobrir e constatar o caminho a seguir.  Trata-se de uma preciosa oportunidade pra gente mudar e viver melhor.

É bonita a história do profeta Jeremias (650 a.C /Israel – Reino do Norte) quando, a pedido do próprio Senhor, dedicou-se à missão de anunciar a Palavra de Deus e profetizar. Ele foi submetido a grande sofrimento e às humilhações. Aquilo o deixou arrasado e decepcionado. Apesar de tudo, superou o sentimento de aparente fracasso, mesmo sem entender toda aquela situação. Pensou em desistir, mas a “Palavra do Senhor o devorou por dentro (cf. Jr 20,9). Jeremias entendeu que não havia indiferença, mas propósito. Também acontece exatamente isso em outros contextos da nossa vida. Deus está no controle de todas as situações! Vejamos com os olhos da fé o que se esconde em cada “momento grávido” da vida: a lama ou as estrelas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: