Existe um para sempre

Costumamos dizer que nada é para sempre, que tudo “é eterno enquanto dura”, que a felicidade é hoje e que nada nos garante o amanhã. De fato, existe em tudo isso uma dimensão de verdade, mas também muitas ressalvas, pelo menos para quem enxerga com os olhos da fé e da esperança cristã.

Numa cultura líquida – como diz o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman (já falecido) – “vivemos a precariedade dos valores e a metamorfose dos comportamentos. Os velhos modos de fazer as coisas acontecer não estão funcionando adequadamente, enquanto os novos estão sendo procurados, testados e até rejeitados”. Tudo parece óbvio, mas quanta profundidade e verdade nessas palavras. Como fazer simbiose entre o imanente e o transcendente? Como falar da eternidade em dias de tanta absolutização da precariedade da vida? Impulsão aos homens de bem e motivação a nós que que cremos.
Existe uma dimensão da liberdade, que é uma conquista do Cristianismo – como diz o filósofo Battista Mondin -, na qual se confundem as nossas suspeitas de transitoriedade dos valores. Ou seja, há vida dentro e perto de nós se perpetuando e nem sabemos ou percebemos. Quando nos deparamos com determinados contextos somos surpreendidos e forçados a acreditar que existe, sim, um para sempre em muitas coias, pessoas, fatos e princípios.
Há uma dimensão da vida que passa, incluindo certas experiências e aquisições, mas é fato que o Transcendente está presente nas realidades comuns. Somente a inteira cegueira humana e espiritual pode nos impedir de contemplar e tocar a vida plena que se faz vocação, construção e salvação. A felicidade é uma construção diária, é verdade, porque ela passa por nossas decisões e escolhas, mas a felicidade é também e sobretudo uma condição interior, uma comunhão que emana de uma relação verdadeira e transparente conosco, com Deus e com os outros. Muitas relações humanas e seus vínculos expressam exatamente isso.
Por Antonio Marcos   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: