CNBB e BERNARDO KÜSTER: afirmações e paradoxos!

Confesso que não gosto muito de reproduzir algumas polêmicas da internet, sobretudo quando as afirmações de ambos os lados carecem de mais profundidade, razões e objetivos. Em virtude do Ano do Laicato celebrado pela Igreja do Brasil, o leigo Bernardo Pires Küster (Londrina / PR) está comentando e “expondo” – no seu Canal no Youtube e no Facebook – uma série de questões que envolvem a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Para o autor o Texto da CNBB sobre a CF 2018 (assim como sua Novena) está cheio de termos ligados às questões para com as quais a Igreja tem um posicionamento claro, mas que lá está recheado de ideologias socialistas, comunistas, provindas de uma ala da CNBB que favorece determinados partidos e ideologias, tudo em nome da defesa do povo e de suas valores.

Bernardo expôs os paradoxos existentes na tal chamada “Campanha da Fraternidade”, de forma especial, e no destino do dinheiro arrecadado pelas Paróquias e o repasse de 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FDS), administrado pela Cáritas do Brasil (órgão da CNBB),e que são revertidos para o fortalecimento da solidariedade entre as diferentes regiões do país. Acontece que – segundo Bernardo – parte desses valores é direcionado aos Movimentos que portam “ideologias” que vão contra determinados princípios ensinados pela Igreja, quando ela afirma o que significa o aborto, a ideologia do gênero, o casamento de homossexuais, etc. Paradoxos!

O Leigo de Londrina está sendo “amado e odiado”, chamados por muitos como “um jornalista da Direita ligado ao “Movimento Brasil Livre”. Não considero assim, mas penso que Bernardo Küster pecou um pouco quando pretende mostrar as diferenças dentro da Instituição. Ao meu ver parece que a CNBB “precisa cair no descrético”, porque nenhum valor ela tem. Não é bem assim! Não podemos generalizar! Por outro lado as questões apresentadas por Bernardo precisam ser levadas em consideração e o povo precisa de esclarecimentos mais contundentes por parte da Instituição; precisa, sobretudo, que ela caminhe nos trilhos do Evangelho e da Tradição.

Os fiéis leigos pediram ao Pe. Zezinho que dissesse algo sobre o que anda falando Bernardo. O prelado divulgou uma nota em sua página no Facebook, mas, após tanta polêmica, acabou deletando. Pe. Joãozinho publicou a nota em sua página pessoal no Facebook. Uma enxurrada de comentários contra e a favor de Bernardo Küster, contra e a favor dos Prelados A CNBB divulgou uma Nota que foi ridicularizada pelos leitores de Küster. Eles exigem uma resposta com fundamentos maiores.

Pois bem, são lados diferentes, razões, interesses e intenções… Há acertos e erros de ambos os lados. Nós esperamos que algo de bom suja disso e não sejam as raízes de um Cisma na Igreja. Torcemos pela mudança sem discórdias, mas com diálogos, compreensão, humildade e coragem. Estamos, infelizmente, com uma massa de leigos desinformada, não formada na sua própria fé. Penso que devem refletir com Bernardo Küster, mas penso também ser muito complicado quando vejo todos os aqueles comentários agressivos, maliciosos e maldozos contra Pe. Zezinho e Pe. Joãzinho e contra “toda a CNBB”. Precisamos balançar as estruturas, mas que isso seja feito com responsabilidade, afinal somos partes dela.

Para não me alongar muito deixo aqui os links do vídeo do Bernardo Küster (seu comentário), a Nota da CNBB e a Palavra do Pe. Zezinho. Desejo mudanças, é claro, e continuo acreditando na CNBB, mas também desejo que ela saiba viver o seu processo de “conversão”.

Vídeos do Bernardo Pires Küster: 

1 – O que deveria ser a CAMPANHA DA FRATERNIDADE – https://youtu.be/k2_Jc-BOrg0
2 –  A CNBB NO BANCO DOS RÉUS – https://youtu.be/fsPy6erjHE8
3 – Respostas e Discussões estão no Perfil do Facebook:  https://www.facebook.com/bernardopkuster
     Confira: 30 de janeiro e 25 de fevereiro de 2018.

– Palavra do Pe. Zezinho (Página do Pe. Joãozinho no Facebook): https://goo.gl/b7Usc3
 – NOTA DA CNBB – Nota de esclarecimento sobre a utilização de recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) – https://goo.gl/NDr7ZT

Por: Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: