Também os jovens ateus queriam ouvir João Paulo II falar de Deus

PARTE 3 – Esta publicação corresponde a uma “partilha” (conforme minhas anotações) do Curso para os jovens sobre a “vida e vocação de João Paulo II”, ministrado no Renascer 2011, por Moysés Azevedo (Fundador da Comunidade Católica Shalom).
Quando o Bispo Woityla foi eleito papa em 1978, escolheu como nome João Paulo II. Seu jeito de ser, seu carisma pessoal permaneceu o mesmo. Como Sumo Pontífice age de forma diferente na relação com os fiéis quando quebra protocolos e aproxima a relação do papa com o povo. Evidentemente isto se torna mais possível e evidente através da sua amizade aos jovens, a quem disse sempre: “Vocês são a esperança da Igreja. Vocês são a minha esperança!”
Quando iniciou a visita às paróquias de Roma logo manifestou o desejo de encontrar-se com os jovens. Fazia questão em cada visita de dirigir uma palavra de ânimo e esperança a eles. Certo dia, em uma dessas visitas pastorais, respondia às perguntas de jovens diferenciados em suas crenças ali presentes. Um deles, tendo a oportunidade de falar ao papa, disse-lhe: “Santo Padre, sou ateu, e pergunto-lhe: quem é este seu Deus? Fale-me dele!” O protocolo dizia que não havia mais tempo e que a reposta do papa ficaria para outra oportunidade, porém, João Paulo II não obedeceu e fez questão de falar francamente do amor de Deus na criação do homem e na oferta do Seu Filho para nos salvar. Mas queria ficar ali e responder as outras perguntas daquele jovem ateu. Infelizmente não foi possível e ficou sofrido.
Ao terminar aquele momento João Paulo II pediu para que um determinado Cardeal procurasse aquele jovem e pedisse desculpas em seu nome por não poder ficar mais tempo. A partir deste dia o papa tomou a decisão de criar uma oportunidade para dar uma resposta aos anseios mais profundos dos jovens, pois entendeu que as perguntas dos jovens são as mais importantes e elas devem ser respondidas. Logo em seguida veio a ideia do primeiro grande encontro com os jovens, Paris 1980, nasce a Primeira Jornada Mundial da Juventude.
Por que os jovens eram tão atraídos pelo papa João Paulo II?
Na verdade, não há grandes segredos, mas uma única verdade fundamental: há muito tempo na Igreja não se falava de Deus aos jovens de forma tão atraente. Diante de João Paulo II os jovens escutavam as palavras sobre Deus e sobre o amor cristão e riam. O Evangelho de Jesus Cristo lhes parecia outra vez acessível! E bem se sabe que o papa não ajustava a mensagem cristã para ser aceito, mas era ousado, profético e não tinha medo de propor aos jovens a radicalidade do seguimento a Cristo. Ele bem sabia por experiência própria que os jovens anseiam por altos ideais e o Evangelho é a única medida à altura de nossas procuras.
O Evangelho pregado pelo papa João Paulo II não era “água com açúcar” como medida para agradar, mas era a força e a graça da vida de Cristo. Ele tinha plena consciência de que somente o projeto da vida de Jesus responde plenamente aos desafios da juventude, especialmente quando se aspira viver as relações humanas sadias, a corporeidade como dom de Deus, a sexualidade, a amizade, a profissão e o amor.  Jesus Cristo era vivo na pessoa do papa e por isso sabia atrair, encantar, seduzir, despertá-los para a vida cristã e a vocação à santidade.
Por Antonio Marcos

2 comentários em “Também os jovens ateus queriam ouvir João Paulo II falar de Deus

  1. Olá Rodrigo, Shalom! Fico feliz por essa \”partilha\” ser significativa pra vc, proporcionando assim um encontro com a verdade. Com certeza, desejo e rezo para que essas palavras cheguem a muitos jovens que anseiam pela verdade. Na verdade bendigo a Deus pelas sábias palavras do Moysés, por sua sabedoria, pois Deus apenas se utilizou dos dons que Ele mesmo me concedeu para fazer essas palavras chegarem a tantos. Que o Beato João Paulo II interceda por nós mano. Abraços! Obrigado por seu comentário.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: