A alegria da velhice quando unida ao Deus de toda beleza


Muitos dizem que a velhice é o nosso último destino, a última das estações e nada mais se pode esperar além. Mas, pensava comigo: essa natureza não é capaz de transcender? Não tem mesmo uma saída? Nesse caso, Deus não seria tão impotente se pensarmos que tudo está mesmo destinado somente a nascer, viver e morrer? Que fato contrastante é pensarmos na velhice e na juventude! Daí que, ao olhar o idoso encurvado, com seus cabelos brancos, em sua consciência lúcida ou não, sua alegria e esperança na vida, para mim, sinceramente, já é uma das provas de que uma vida nova nos espera, uma prova de que Cristo ressurgiu da morte e que prepara uma morada para nós.
Nunca consegui admitir que a vida possa vir a terminar no túmulo, nem mesmo quando a fé era para mim algo estranho, adormecido e distante. Se nos admiramos com o tempo da juventude, é bom saber e crer que uma vida ressuscitada ultrapassará todos os nossos conceitos de beleza. E gosto de contemplar a Palavra de Deus falando dessa nova vida sempre na perspectiva não da estética, que será bela evidentemente, mas da alegria. E como isto é verdade ainda nesta existência! Uma vida feliz e alegre interiormente é capaz de irradiar beleza e denunciar a futilidade de uma busca doentia pela preservação da estética. Diz Jesus: “Eu vos verei de novo, o vosso coração então se alegrará e ninguém vos tirará vossa alegria” (Jo 16, 22). O Cenáculo confirma a alegria incomparável do encontro com o Ressuscitado: “Vendo o Senhor, os discípulos ficaram tomados de intensa alegria” (Jo 20,20).  
Creio firmemente que a velhice não se trata de doença e insignificância. Doença é mesmo a falta de abertura ao outro, o preconceito e a indiferença aos que viveram seus anos e hoje, ainda entre nós, podem nos ensinar que a felicidade não acaba quando o verdadeiro sentido da vida nos faz companhia. O sofrimento da enfermidade e a própria vulnerabilidade humana na velhice não podem ser confundidos com a falta de felicidade.
Concluo fazendo memória da alegria que transbordou no coração e na alma do velho Simeão quando seus olhos viram o Senhor: “Deixai, agora vosso servo ir em paz, conforme prometestes, ó Senhor. Pois meus olhos viram vossa salvação que preparaste ante a face das nações” (cf. Lc 2,29-31). Ajudai-nos, Senhor, a enxergar na velhice o tempo no qual a alegria e o sentido interior falam mais do que “a beleza da juventude”. E tudo faz celebra as vésperas da alegria definitiva, da beleza incomparável de sermos revestidos no Belo, que é Tu, Deus de toda beleza!   
Antonio Marcos

Um comentário em “A alegria da velhice quando unida ao Deus de toda beleza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: