A verdadeira volta para casa


Na celebração do 3º Domingo do Advento (Gaudere= alegre espera), as palavras do profeta Isaías na primeira leitura (cf. Is 35, 1-6a.10) são consoladoras e renovadoras do estado de ânimo e da fé. Imaginemos a situação do povo de Deus, depois de anos de escravidão e sofrimento no exílio, no meio do qual já existem os abatidos e os desesperançosos, o profeta então fala da “volta para casa”, o que é uma realidade distante para muitos, mas uma esperança viva para outros.
Esta volta não é uma simples mudança de lugar, mas um processo de vida nova, de liberdade, de resgate da dignidade de povo de Deus e do recomeço dos propósitos. A profecia é ousada, desafia o coração quando ordena que “exulte a solidão e floresça como um lírio”. Porém, para que isso se torne realidade existe “uma parcela de reação” que não dispensa a ninguém, especialmente os que se veem tragados pela tentação à desistência: “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. (…) criai ânimo, não tenhais medo. Vede, é o vosso Deus (…), ele vem para nos salvar” (cf. Is 35,3-4).
É significativa a relação entre a “volta para casa”, por parte do povo e “a volta para a nossa casa”, por parte de Deus, ou seja, a sua vinda libertadora, “o doce abaixar-se de Deus até nós”. “Vede, é vosso Deus, (…) é ele que vem para nos salvar”, diz o profeta! Muitos de nós não cremos na volta para casa, para a morada definitiva, e até achamos estranho se falar de céu, talvez pelo forte caráter da materialidade com que vivemos as coisas e os acontecimentos. Da mesma forma, acreditar que Deus virá parece um absurdo para outros tantos. Uns dizem: “Se Deus existe, ele já nos abandonou faz tempo. O que esperar mais diante de tanta barbárie e do silêncio de Deus?”
É a Palavra de Deus que nos responde: “Os que o Senhor salvou, voltarão para casa com infinita alegria em seus rostos” (Cf. Is 35,10). A salvação é o que nos faz sair dos nossos muitos exílios, inclusive o desânimo, e nos leva de volta para casa. E a salvação se dá início com a fé operante em Jesus, quando não deixamos que os acontecimentos tenham a última palavra para nós e para os outros, para a Igreja e para aqueles que recorrem a nós, muitas vezes desesperados. A salvação é o amor operante que indica em qual direção está a nossa casa, porque é para lá que iremos. Vem Senhor Jesus, ajuda-nos nesse processo da verdadeira volta para casa, pois é isso que gera a verdadeira alegria, a alegre espera.
Antonio Marcos

Um comentário em “A verdadeira volta para casa

  1. \”verdadeira alegria,a alegre espera\”.Hoje em dia, a correria é tão grande,que niguém gosta de esperar. E nessa época em que vivemos,o advento, infelizmente a maioria das pessoas não sabem esperar com 'a alegria eperança' por Cristo que vai nascer.Parabéns pelo blog,sempre para evagelizar!shalom!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: