Reavivar a chama do dom de Deus


Tão significativo é o pedido do apóstolo dos gentios ao seu companheiro Timóteo, para que “a chama do dom de Deus seja reavivada nele, aquela que recebera pela imposição das mãos de Paulo” (cf. 2Tm 16). O apelo se estende ainda para que não se envergonhe do Evangelho e para que o “depósito” (da fé) seja guardado (cf. v.8.14).
Os que se lembram da expansão da graça da Renovação Carismática no Brasil, de quando os seminários de vida no Espírito Santo começaram a se propagar causando alegria em uns e desconfianças em outros, são testemunhas de que o gesto da “imposição das mãos na efusão do Espírito Santo” era o sinal divisor de águas nas nossas vidas. Não estou querendo dizer, evidentemente, que isto não aconteça mais, Deus nos livre! Quero dizer que “a chama da fé atuante ao ser outra vez acesa” provocava erupções, calor, entusiasmo, alegria espiritual, transformação de vida, engajamento, compromisso ético, doação a Deus, à Comunidade e aos irmãos. Esses frutos, sinceramente, em boa parte, faltam nas nossas experiências de efusão nos dias atuais. “Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos!”.
Talvez a nossa sonolência na fé e o comodismo com nossas experiências ou, lamentavelmente, a falta de testemunho e de entusiasmo dos primeiros que receberam o acender da chama, possa colaborar no desânimo dos outros. Mas, atendamos ao chamado do Salmista para que “exultemos de alegria no Senhor e não fechemos o coração à voz de Deus” (cf. Sl 94). A Palavra de Deus é sempre atuante e transformadora, deixemo-nos alcançar por ela neste dia. Que ela acenda a chama do primeiro amor, e recomecemos tudo de novo!
Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: