Para o Paraíso te levem os anjos!



“Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos Anjos e dos homens, fazei sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu” (Oração do Dia, Festa dos Arcanjos). É muito bonita e significativa a celebração dos Arcanjos de Deus, nossos protetores por excelência: Miguel, Gabriel e Rafael. Talvez não saibamos muita coisa sobre os anjos, tudo bem, o mais importante é que creiamos que eles existem, são criaturas de Deus, por isso são inteligentes e livres, adoram a Deus e são mensageiros de Seus desígnios aos homens. Mas podemos conhecer um pouco mais sobre a rica doutrina católica sobre os Anjos (cf. Catecismo 311, 328-336).
Cresci com o hábito de pedir à minha mãe a sua bênção quando saía e quando chegava em casa. Ainda hoje faço isso sempre. Ouvi tantas vezes sua resposta: “Deus te abençoe, filho, e que os anjos te guardem!” Quando cresci e comecei a estudar a fé, encontrei no Catecismo esta afirmação: “Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela sua proteção e pela sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus” (CIC, 336).
O Evangelho de hoje (Jo 1,47-51) evidencia o mistério e a grandeza da missão dos anjos. Natanael fica admirado pelo fato de Jesus mostrar conhecê-lo desde sempre e, para a sua tamanha surpresa, escuta esta profecia: “Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (Jo 1, 51). Também os anjos estão a glorificar Jesus Cristo, Senhor do céu e da terra. Quando nos protegem não o fazem para si mesmos, mas para que sejamos conduzidos à vida, ao céu, à Cristo, o Filho de Deus. Assim reza a Liturgia dos defuntos: “Para o Paraíso te levem os anjos!” (CIC, 335). Meu Deus, criaste tudo com tanta beleza e perfeição, fazei que nós, os homens, protegidos pelos anjos e a exemplo deles, saibamos também conduzir os nossos irmãos ao Paraíso!
Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: