Um novo nome para a mentira


A Revista Super Interessante deste mês (setembro de 2010) traz um artigo que me chamou muita a atenção, intitulado: “Pela criação de falsas lembranças”. Quem argumenta é Elizabeth Loftus, professora de psicologia da Universidade da Califórnia, campus de Irvine. Trata-se de uma linha muito nova da psicologia, estudada nos Estados Unidos, em que se incute no paciente o que eles chamam de “lembranças falsas”, ou seja, fatos e acontecimentos, pessoas sentimentos que nunca existiram na história da pessoa, fazendo assim com que o paciente acredite que tais lembranças são verdadeiras como forma de fazê-lo bem e ajudar a superar doenças e distúrbios.

A intenção científica, compreendo, parece muito boa, por exemplo, ajudar as pessoas obesas a não comerem determinados produtos porque o seu cérebro foi ajudado com as “lembranças falsas” de que tal alimento foi prejudicial à sua saúde em determinada época. Tudo bem, inconscientemente até fazemos isso, mas tornar a mentira um meio científico e, pior, incentivar os pais a fazerem isso com os filhos e tornar a mentira comum nos consultórios de psicologia ou médicos, sendo revestida de um nome mais agradável, “falsa lembrança”, imagine, quantas consequências morais, éticas e de caráter isso pode trazer.

A própria professora Elizabeth afirma: “De qualquer maneira, ainda é preciso pesquisar mais. Se permitirmos que as pessoas sejam enganadas para que consigam uma vida saudável, o que virá depois? Temos o desafio de definir quem terá o comando sobre essa engenharia mental, para evitar que ela escape do controle”. Esta é ousada Ciência moderna e cada vez mais novos desafios nos são propostos. Evidentemente, para os cristãos, esta questão tem sérias implicações morais e éticas. Fica-nos uma reflexão: pode mesmo a mentira receber um nome científico, garantindo trazer bons resultados genéticos, mas comprometendo valores concernentes à ética, à moral e à fé? Os fins podem mesmo justificar os meios?

Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: