O sol é a honra do céu, mas tua lei o é muito mais, Senhor.


A beleza é apresentada pelo teólogo Ratzinger (Papa Bento XVI) enquanto coerência. Já os antigos filósofos sentiam a coerência do mundo como uma indicação da presença de uma inteligência na organização do mundo As ciências contemporâneas pressupõem também uma coerência. A ordem do mundo é atribuída pelo crente a uma causa livre e bela (1). Essa convicção não é somente uma ideia, mas também, a fonte de uma crença essencial: A física, a biologia, as ciências naturais em geral nos forneceram um novo relato da criação, inaudito, com imagens grandiosas e novas, que nos permitem reconhecer a face do Criador e nos fazem saber novamente: sim, no princípio e no fundo de todo ser existe o espírito criador.
O mundo não é produzido pela obscuridade e pelo absurdo. Ele deriva de uma inteligência, de uma liberdade, deriva de uma beleza que é amor. Este reconhecimento nos infunde a coragem que nos permite viver, que nos torna capazes de enfrentar confiantes a aventura da vida (2). A ação criadora faz um mundo belo e coerente. O próprio Deus criador se revela, e a revelação é também bela e coerente: Hebreus e cristãos devem testemunhar aquele Deus único, o criador dos céus e da terra, e este testemunho deve ser dado em toda a amplitude que está formulada de modo exemplar no salmo 19: a luz da oração física (material), o sol, e a luz espiritual, a lei de Deus, são inseparáveis. Na palavra de Deus e no seu esplendor se exprime, por todo o mundo, o próprio Deus de quem dá testemunho o sol, a lua e as estrelas e a respeito de quem fala a beleza e a plenitude da criação. “O sol é a honra do céu, mas tua lei o é muito mais, Senhor…” (cf. Sl 19/18, 6-8) (3).
Notas do Texto:
1- Introdução ao espírito da Liturgia, 2001;
2- Criação e Pecado, 1986;
3- Catecismo e Reconciliação, 1994.
Fonte: Pe. Charles Morerod, Dominicano, Professor da Pontifícia Universidade Angelicum, Roma. Artigo: “A beleza na Teologia de Joseph Ratzinger”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: