Só a misericórdia de Deus pode curar a dor deixada pelo aborto


Um padre professor de Moral Sexual relatava nesses dias, em sala de aula, que a carga de sentimento de culpa que permanece na maioria das mulheres que praticam o aborto é assustadora. Por mais que se oriente a esta mulher que, independente das circunstâncias que a levaram ao pecado de matar uma vida inocente, se verdadeiramente houve um arrependimento sincero, a confissão sacramental e o propósito de recomeçar, este pecado foi apagado, Deus já não lembra mais dos nossos pecados. No entanto – dizia o professor -, vocês não têm ideia do quanto um aborto prejudica emocionalmente e psiquicamente uma mulher. Pesquisas mostram que muitas delas procuram, mesmo depois de confessado o pecado, uma orientação espiritual e até tratamento terapêutico, ainda que os fatores circunstanciais para o ato do aborto tenham tornado o crime de menor gravidade.
A comunhão biológica e psíquica que tem a mãe com o filho é algo muito profundo. Quando vemos uma mulher gestante conversando com o filho que traz dentro de si, isto é significativo e esta relação é verdadeira e de fato uma comunicação com o filho. O bebê sente tais estímulos, sejam os que provêm do amor ou da rejeição da mãe. Não somente as drogas, o álcool, o cigarro e outros fatores prejudicam o bebê, mas também o emocional e o psíquico da mãe. Claro, não falo de determinismo freudiano, mas das comprovadas influências da genitora para com a sua prole. Quanto à decisão para o aborto, sabemos que muitas mulheres são induzidas e forçadas a tal ato. Este acontece nas situações mais diversificadas que possamos imaginar e, é claro, para a fé católica e para a lei natural, um aborto nunca pode ser justificado. A Igreja compreende o sofrimento da mãe, mas a Igreja defende, incondicionalmente, a vida, principalmente a vida indefesa. E isto não se dá por princípios doutrinários ou morais, mas unicamente por causa do Evangelho e do valor absoluto e universal da vida.
A Igreja sabe perfeitamente que após o aborto a maioria das mulheres se vê atormentada pela culpa. A mamãe que aborta, quase sempre, vive um grande arrependimento ao ponto que, se pudesse voltar atrás, especialmente depois que passou a situação que a levou a tal decisão, jamais faria a mesma coisa, mas preferiria arriscar a própria vida, a imagem pessoal, o prestígio familiar, o trabalho e o corpo para escolher o filho. Algumas mulheres, além das sequelas na saúde, vivem um martírio na consciência por não perdoarem a si mesmas no tocante à decisão feita pelo aborto. É de considerar que muitas mulheres não tinham a plena consciência da gravidade do ato quando o praticaram.       
Sabemos que ninguém melhor faz um trabalho de orientação a uma mãe aflita quando pensa no aborto, do que a Igreja. Quando ela pede para que mulher evite o aborto, que nunca opte pela morte do bebê, não o faz de forma irresponsável, mas dá as devidas razões e ampara esta mulher no consolo espiritual e humano para que escolha sempre a vida, ainda que comprometa a sua, inclusive, orienta a medicina quando em situações de risco de morte para a mãe, que procure o máximo salvar a vida da mamãe e da criança, mas nunca interromper a vida, dom de Deus. No entanto, se isto não foi possível, seja lá por qual motivo, a Igreja concede a graça do sacramento da confissão para que esta filha de Deus seja perdoada e recomece a sua vida. A Igreja nunca será a favor do aborto, mas não desampara quem o praticou, pois sabe que somente misericórdia de Deus pode curar a dor deixada pelo aborto.
A Igreja é mãe e sabe que o pecado é menor que o Sacrifício de Cristo na Cruz, por mais que tenha sido um crime contra uma vida inocente. O homem pecador, lançado nas mãos de Deus e de sua misericórdia, é capaz de recomeçar de novo. Sim, repito, só a misericórdia de Deus pode curar a dor deixada pelo aborto. “Mulher, ninguém te condenou? Disse ela: Ninguém, Senhor. Eu também não te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais!” (cf. Jo 8,10-11). Peço a ti, Santa Diana Beretta Molla, que intercedas por todas essas mulheres que sofrem a dor deixada pelo aborto. Com a graça do perdão de Deus, sejam curadas, recomeçem e escolham sempre a vida!  
Antonio Marcos

Um comentário em “Só a misericórdia de Deus pode curar a dor deixada pelo aborto

  1. O aborto é a exploração máxima da mulher!É algo tão vergonhoso e secreto,que muitas mulheres nunca dizem a ninguém que fizeram um aborto,elas ficam 20,30,40,55, anos sem nem dizer nada.Ficam tão traumatizadas que silenciam.Se soubéssemos sobre o que o aborto realmente faz nas mulheres,sem falar do bebê não nascido,nossos bebês mortos,tudo isso terminaria!belo artigo amigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: