Uma das pessoas que mais admiro na vida da Igreja


Hoje, 20 de agosto, celebramos o aniversário natalício de nossa querida irmã e sempre mãe, Maria Emmir, Co-Fundadora da Comunidade Católica Shalom. Não poderia deixar de aqui dedicar-lhe minha singela homenagem como fruto do meu amor e gratidão pelo seu sim, pelo que Deus fez em mim através da sua generosa doação de vida na Igreja, de forma particular, no Carisma Shalom.
Providencialmente, a liturgia do Dia me inspira a falar sobre Emmir, quando assim relata o profeta Ezequiel as palavras de ordem lhes dada pelo Senhor: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor!” Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: “Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida. Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor. Profetizei como me foi ordenado” (cf. Ez 37,4-7). Ora, foi exatamente isto que aconteceu com esta mulher que, embora vivendo sua vida bem sucedida,  já casada com o sr. Sérgio e seus lindos filhos, Deus havia escolhido-a para uma grande missão: ser profeta em tempos tão desafiantes, ordenar pela força de Cristo e pelos dons do Seu Espírito, que os ossos ressequidos de gerações voltassem à vida. Assim ela o fez corajosamente até hoje, desde quando fez a feliz experiência da efusão do Espírito Santo, RCC, vindo anos depois a juntar-se ao Moysés na continuidade do processo de fundação da Comunidade Shalom.
É incalculável a riqueza da graça concedida à Emmir, porque ela sempre foi muito generosa para com Deus. Deixou-se usar, purificar, lapidar, crescer pela graça de Deus, através, principalmente, da oração e da convivência com os irmãos e irmãs. É incalculável a riqueza com que os Carismas sempre operaram na vida de Emmir. Eu a conheço a quase 20 anos, ainda dos eventos da RCC aqui no Ceará, pois escutava seus K7 com palestras e rezava com as primeiras edições do Livro Enchei-vos. Nos eventos do “Renascer” foi que passei a vê-la de perto e sempre procurava seus cursos nas tendas ou nas palestras principais. Depois que me engajei na Obra Shalom e ingressei na Comunidade de Vida, na qual passei 10 anos, li todos os livros de Maria Emmir, praticamente. Tive a oportunidade de conviver com sua pessoa, de escutá-la em casa, de sentar à mesa para as refeições, de cuidar dos jardins ao seu lado, de vê-la trabalhando no serviço simples, de vê-la obedecendo, pedindo liberação, pedindo desculpas por suas fraquezas; tive a oportunidade de trabalhar na formação, de ajudá-la na elaboração do novo Enchei-vos e de outros livros da formação shalom, enfim, tive a feliz oportunidade de conhecer tão de perto uma das grandes mulheres profetas da minha geração. O mais impressionante de tudo é que Maria Emmir é a mesma pessoa: humilde, simples, acessível, generosa, amiga, mãe, formadora e, é claro, o dom shalom é o seu DNA mais profundo. Sinceramente, Maria Emmir é para mim uma das pessoas que mais admiro na vida da Igreja, e posso dizer que a amo muito!
Poderia aqui falar do seu reconhecimento e prestígio na RCC, na Igreja do Ceará, na Igreja do Brasil e do mundo, sobretudo, o que ela significa para a família Shalom. Ninguém nega a sua altíssima sensibilidade mística, doutrinária e teológica. Ninguém nega o seu profetismo de vida e de pregação. Mas, tudo isto só se tornou possível porque Maria Emmir é e sempre foi uma mulher amiga de Deus, que dobra os joelhos, o coração e a alma para rezar, escutar a Deus e se deixar amar e usar por Ele. Ninguém nega sua “parresia” na evangelização, na maneira como sempre falou da pessoa de Jesus e dos mistérios da fé. Ninguém nega a sua altíssima e coerente visão do homem segundo a antropologia católica, por fim, ninguém nega a relação de filiação que tem Emmir a Nossa Senhora. Somos todos gratos a você, nossa querida mãe na fé. Muitos tiveram a sua experiência de acolher a salvação de Cristo por meio da sua vida ofertada, quer na dor, quer na alegria. Feliz aniversário Emmir! Somos gratos a Deus porque tua vida é uma profecia viva, exatamente por teres obedecido ao Senhor que te mandou profetizar sobre os ossos ressequidos. Rezamos por ti! Deus a conserve viva por muitos anos! Parabéns!
Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: