É verdade, há dores e lágrimas, mas não percamos a alegria!


Todos nós sabemos da real necessidade em nossos dias de se fazer uma abordagem positiva sobre os incômodos da vida e sobre aquela realidade obscura do sofrimento que atinge a todos, de forma sadia e coerente. Claro, não fazemos isso como apologia, mas como referência ao mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Sem Jesus Cristo o homem não sabe quem é ele, muito menos a sua dor, e tem dificuldade de encontrar o significado de seus fracassos. “O mistério de Cristo revela o mistério do homem”, diz o Concílio Vaticano II (GS 22).
O que queremos é denunciar essa “cultura” utilitarista, onde o prazer pelo prazer gera a cultura do descartável. Na verdade, de cultura não tem nada! Recordo-me de um fato que me falou muito: Um dia, enquanto ministrava uma palestra sobre o sentido da vida e o não à eliminação da vida, independente às condições em que esta vida se encontrar, uma adolescente levantou a mão e me disse com essas palavras: “Mano, é o seguinte: eu acho que essa da gente sofrer por alguém não existe! Pois, no dia em que minha corôa (mãe) ficar no hospital, por doença grave e não tiver cura, se depender de mim, mandarei matá-la na hora. Não vou sofrer por ela e nem vou deixá-la sofrer. Os dois lados ganham. Pronto, tá resolvido!”.
Confesso que na hora fiquei um pouco engasgado, mas logo respondi com serenidade àquela colocação da adolescente, tentando ajudá-la a compreender que a vida está sempre no plano do amor e da dignidade da filiação divina, por isso não pode servir ao nosso prazer egoísta. Não somos a medida do que é certo e nem verdadeiro, mas existe uma lei interior que corresponde com a lei divina que diz que o amor cuida e gera vida sempre. Matar, descartar, abortar, nunca será fruto do amor, mas do egoísmo e de uma consciência relaxada dos valores mais intrínsecos ao homem. Claro, não desprezo as circunstâncias, os diversos contextos de dor e sofriemnto, mas matar o inocente e qualquer outra vida só porque me incomoda não é digno, é crime.  
Tentando olhar o interior daquela adolescente eu via o que está na consciência e no coração de muitos dos nossos jovens. Tudo diz que deve ser descartado, qualquer vínculo de relacionamento, inclusive, a mãe ou o pai que envelheceu e já “não produz mais”, e por isso agora são causadores de dor e sofrimento. Basta ainda percebermos o casamento (os divórcios, as contendas, as divisões e ambições), como também a amizade e as relações sociais. A regra de ouro é: “Nada de dor! Tudo deve ser só prazer!” Na verdade, falta a maturidade humana e os valores que dignificam o homem. Falta Deus mesmo no coração do homem; falta o Deus de Jesus Cristo e não o Deus segundo os nossos caprichos e segundo as nossas imagens deturpadas de Deus, “de um Deus que não redime” e não se compadece com o nosso sofrimento. Deus está com o homem, sempre esteve conosco, por mais que estejamos em situações dolorosas e incompreensíveis.
O mistério da dor anda sempre na linha da liberdade. Está em jogo as consequências do mau uso da minha liberdade, do mau uso que faz o outro quanto à sua liberdade, gerando consequências ruins, tais como: a doença, a tragédia, o adultério, a violência, as contendas.  Mas existe também aquela porção do mal que me atinge e já não tem uma explicação fácil e uma resposta pré-pronta. No entanto, não somos filhos da dor e nem da morte, mas da vida em abundância nos conquistada pelo Sangue de Cristo. Já não podemos esquecer que a dor e a morte participaram do processo da nossa vida nova em Jesus Cristo.
A cruz é a testemunha desta dor, desta morte que gera vida! Cristo deu livremente a Sua vida por nossa salvação! Suas dores e sofrimentos se transformaram em chagas gloriosas. No processo natural parece que a dor é também prelúdio para a vida (cf. Jo 16,20-21); Inseridos no mistério da vida cristã, estando nós a caminho da felicidade eterna, estamos sujeitos a vivermos o que não queremos, inclusive a dor, a perda, as rupturas e o sofrimento, mas, Aquele que está em nós, Jesus Cristo, é mais forte do que a morte. É verdade, há dores e lágrimas, mas não percamos a alegria! Nossa alegria não se sustenta pelos fatos, mas pela experiência renovada com o amor de Deus, por isso “contristados, mas sempre alegres” (cf. 2Cor 6,8-10). Não percamos a esperança, nunca! Apesar das nossas labutas, jamais percamos o otimismo, a esperança em nós mesmos, nos outros, em Deus, na vida, na alegria de sermos quem somos, filhos de Deus, acima de tudo.

Antonio Marcos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: